(41) 99954-9857

Avaliação de Imóveis

AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS

O ato de avaliar sempre esteve presente na atividade do corretor de imóveis, e as normas e formas de avaliar foram sendo aperfeiçoadas com o aprimoramento da profissão através de cursos técnico e mais recentemente de nível superior.
Nas avaliações mercadológicas o valor determinado é sempre o valor de mercado, e corresponde sempre àquele que, num determinado instante, é único, qualquer que seja a finalidade da avaliação. Considera um mercado de concorrência perfeita, estável, onde não haja urgência e interesses de compra e/ou venda e/ou locação que interfiram no valor do imóvel.

A avaliação segue o padrão PTAM - PARECER TÉCNICO DE AVALIAÇÃO MERCADOLOGIA, e estabelece os requisitos mínimos obrigatórios que deverá conter uma avaliação.

Quem assina o PTAM e é o responsável pela avaliação é o Corretor de Imóveis Pessoa Física, e é afixado um SELO CERTIFICADOR distribuída pelo CRECI autenticando a avaliação.

A avaliação mercadológica de um imóvel é executada por uma empresa que não esteja diretamente envolvida na negociação, sendo um instrumento eficaz para a resolução de conflitos e/ou acordo em alguma operação comercial ou em algum inconciliável familiar.

Em várias situações se faz necessário saber o valor de um imóvel. Podendo ser para operações comerciais, como a busca de financiamentos bancários, o aluguel de uma casa ou até na compra de um estabelecimento comercial. Em alguns casos a avaliação mercadológica do imóvel se faz ainda mais urgente, como nos casos de processos judiciais. Divórcios onde não á acordo entre as partes, partilhas de heranças, desapropriações de terra com valores indenizatórios abaixo do valor de mercado, cálculos de tributos sobre valores imobiliários indevidos e muitos outros litígios que necessitam de avaliação precisa sobre o valor do imóvel.

Em litigio, as partes não podem nomear um perito para a sua causa, sendo o único que poderá fazer isso o juiz. Mas você poderá contratar um Assistente Técnico Judicial que irá avaliar o trabalho do perito e apresentar sua própria avaliação mercadológica.


PERÍCIA JUDICIAL

Perícia judicial é a análise de fatos juridicamente relevantes à causa examinada, elaborando laudos a fim de comprovar, provar, esclarecer e apurar os fatos da coisa que é objeto do litígio ou processo.

A Perícia judicial é necessária para esclarecimentos de fatos difusos e relevantes para a resolução de um processo. Sendo a perícia judicial imobiliária solicitada para a determinação do valor de uma propriedade em disputa.

As pericias judiciais podem ser estabelecidas em casos como:
•    Separação, divórcio, divisão, extinção de condomínios: é necessário que se tenha o efetivo valor do bem para que o resultado das demandas seja imparcial e justo.
•    Indenizações.
•    Possessório: Reintegração de posse, Reivindicatória, Usucapião.
•    Doação: Com finalidade de forma imparcial entre os donatários e o respectivo valor de mercado do bem avaliando.
•    Locação: ação renovatória, Fixação de novo aluguel, Ação Revisional.
•    Assessoria a incorporadoras, construtoras e condomínios.
•    entre outros


PERITO AVALIADO DE IMÓVEIS

Atuando como Perito Judicial o profissional deve emitir seu parecer sobre o tema de forma idônea e totalmente condizente com a verdade dos fatos sem comprometimento com alguma das partes e sim com o objetivo de emitir um laudo detalhado e o mais conclusivo possível. Em uma Perícia Judicial Imobiliária o perito avaliador de imóveis deve ter sua atuação comprovada e estar devidamente credenciado no conselho federal de corretores de imóveis e no COFECI – Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários.

PERITO DO JUIZO

É o profissional habilitado para exercer a atividade, que o magistrado indica para a perícia judicial, realizando e formulando laudo, apresentando informações precisas e bem especificadas sobre o imóvel avaliando.
Assistente técnico Judicial

É o profissional que as partes envolvidas no processo contratam para acompanhar a atuação do Perito Judicial relacionado. Assim como o perito do juízo, o Assistente Técnico Judicial deverá ser habilitado para exercer a atividade e não tenha suas afirmações anuladas no processo.

O Assistente Técnico Judicial acompanhará o Perito do juízo na realização da Perícia Judicial e formulará laudo garantindo e apresentando informações que sejam precisas e bem especificadas.


TIPOS DE AVALIAÇÕES

•    AVALIAÇÕES JUDICIAIS

PERITO AVALIADOR JUDICIAL
Perito do Juízo (indicado pelo Juízo)
Perito assistente Técnico (indicado pelas partes.


•    AVALIAÇÕES DE EMPRESAS
A Lei 11.638/2007 - Artigo 178 - Balanço Patrimonial
Ativos imobilizados (imóveis, Máquinas, Equipamentos)
Ativos intangíveis (F. Comércio, P. Comercial, Marca)


•    AVALIAÇÃO PARTICULARES
Pessoa Física e Jurídica - Garantias Reais

•    AVALIAÇÕES PARA PREFEITURAS
IPTU - ITBI - Desapropriação - Planta de Valores

•    AVALIAÇÕES PARA CONSÓRCIOS IMOBILIÁRIOS
Garantias Reais

•    AVALIAÇÕES DE PATRIMÔNIO
Lei n° 11.441 de 04/01/2007
Via Administrativa - Tabelionatos
INVENTARIO - SEPARAÇÃO - DIVÓRCIO


•    AVALIAÇÕES PARA BANCOS
Garantias Reais
redesp_facebook.pngredesp_instagram.png

Imobiliária

TOP SPACE IMÓVEIS
Rua nova esperança, 1258
Sitio Cercado - Curitiba / PR
Creci. J 6035 - PR

Fone/Whastapp
(41) 9 9954-9857
contato@topspace.com.br


Procurando por

Imóveis para Venda

Contato

  • (41) 99954-9857

www.topspace.com.br © 2021. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias